Reflexão sobre a tragédia em Blumenau

Jaqueline Silveira

Reflexão sobre a tragédia em Blumenau

Assustadora e aterrorizante a tragédia que ocorreu, nesta quarta-feira (5), em Blumenau, Santa Catarina, quando um jovem, de 25 anos, matou a machadinha quatro crianças de uma creche particular. Vidas abortadas pela violência sempre são fatos tristes e chocantes, mas quando envolve crianças indefesas é desolador demais. E não há como mensurar a dor dos pais e nem o trauma dos pequenos que assistiram aos coleguinhas serem mortos.

O ambiente nocivo das redes sociais com ódio e intolerância tem ultrapassado o mundo virtual e, cada vez mais, contaminado o mundo real por atos de violência aterrorizantes. Governantes, autoridades e, nós, sociedade, temos parcela de culpa nessas tragédias. É preciso tratar as famílias e implantar políticas de prevenção e urgentes para tentar conter esses atentados, que estão mais frequentes.

Vale uma reflexão também para nós, enquanto imprensa, em relação à cobertura desses fatos. Será que não se está dando muito destaque aos autores dessas tragédias, protagonismo demais, a ponto de encorajar outros jovens e adolescentes a cometerem barbáries como a de Blumenau? Algumas emissoras já começaram a não divulgar os nomes para começar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Persona: edição de abril destaca a trajetória do médico e empreendedor Flávio Jobim Anterior

Persona: edição de abril destaca a trajetória do médico e empreendedor Flávio Jobim

Morre a empresária Walkiria Beltrame, aos 88 anos Próximo

Morre a empresária Walkiria Beltrame, aos 88 anos

Geral